Artigos

Você sabe o que são ataques cibernéticos e como proteger seu ambiente?

Você sabe o que são ataques cibernéticos e como proteger seu ambiente?

 

Com o advento da Internet e o crescimento tecnológico em todo o mundo, tornou-se muito importante que o ambiente tenha profissionais aptos no trabalho com segurança cibernética. Mas o que é um ataque cibernético? Pode ser definido como qualquer tipo de manobra ofensiva voltada para sistemas de informações, infraestruturas, redes de computadores, Data Centers, empresas, órgãos governamentais, hospitais, dispositivos embarcados ou dispositivos pessoais. Normalmente, um ataque é organizado por um grupo ou um hacker. Existem várias formas de ataques, por exemplo, infecção malware, interrupção de serviços, exfiltração de dados na internet e outros. Provavelmente você já ouviu falar ou conheceu alguém que já caiu nessa situação. Estes são alguns dos ataques cibernéticos praticados por hackers com o objetivo de infectar, danificar ou roubar informações importantes para o negócio da empresa.

 

Muitas organizações processam e armazenam uma grande quantidade de informações confidenciais em servidores e enviam esses dados através da rede para outros lugares do mundo. Com o grande volume de dados e a sofisticação dos ataques cibernéticos, a atenção deve ser mantida para proteger as informações de negócios e pessoas, bem como salvaguardar a segurança. Para evitar que ocorra ataque cibernético, é necessário investir em segurança cibernética tanto nas instituições privadas quanto nas públicas. O setor de tecnologia da informação precisa estar mais preparado para enfrentar essa nova demanda e garantir que a empresa e os clientes se sintam seguros para que o negócio e as finanças não sejam afetados. É muito importante que a empresa invista na prática moderna para segurança da informação com foco na prevenção através da correção. Investir é sempre importante, como um antivírus, firewall, DLP, SIEM, IPS/IDS, WAF, entretanto, não pode deixar de criar políticas de segurança da informação que conscientizem sua equipe promovendo uma cultura de segurança dentro da empresa.

 

Proteger empresas contra ameaças cibernéticas exige um monitoramento constante da infraestrutura de segurança e ativos de informações críticas. Uma das ações para a proteção de um ambiente é a coleta e análise em tempo real dos logs dos ativos da rede. Para a efetiva detecção e resposta a ameaça é necessária contar com processos maduros e tecnologia de análise avançada. Além de uma etapa fundamental de triagem que avalia cada alerta, seu potencial de ameaça e, portanto, a priorização dos incidentes para a reação necessária e efetiva. Podemos dizer que a segurança da informação está diretamente relacionada com a proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que tem para uma pessoa ou empresa. É sempre importante ressaltar que todo esforço deve ser concentrado na tríade da segurança da informação: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade

 

Mantenha os dados da sua empresa seguros!

A ISH tem um conjunto de soluções para manter a infra-estrutura e os dados da sua empresa em um ambiente seguro. Qual o seu caso? Clique no botão ao lado que entramos em contato com você.

Saiba mais