EMPRESAS

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim

A equipe de tecnologia do Hospital Evangélico precisava de uma completa consultoria, produtos, serviços e soluções capazes de criar a infraestrutura de tecnologia necessária para o hospital suportar o sistema de gestão da MV.

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) é uma entidade privada de caráter filantrópico, reconhecido como de utilidade pública municipal, estadual e federal, devido aos relevantes serviços prestados em benefício da população do município de Cachoeiro de Itapemirim e Sul do Espírito Santo, que congrega um contingente de 570.000 habitantes. Dos atendimentos prestados, mais de 78% são para pacientes do Sistema Único de Saúde.

O Hospital Evangélico passa por uma intensa revolução tecnológica. A partir de Dezembro de 2009, toda a operação do hospital estará pronta para receber o Sistema de Gestão Integrada da MV Sistemas. Em regime de 24×7, o sistema da MV permitirá ao hospital controlar toda a sua operação desde o atendimento ambulatorial até a internação.

A ISH ajudou o Hospital Evangélico a construir absolutamente toda a infraestrutura necessária para gerenciar o hospital, desde a solução que contempla ativos de rede, passando pelo firewall, solução de backup, configuração e instalação dos equipamentos até treinamento e transferência de conhecimento de tecnologia para os profissionais do hospital. 

A infraestrutura proposta e implementada pela ISH com produtos Enterasys, Symantec, NetApp, Microsoft, Aruba e Juniper suportam o crescimento presente e futuro do hospital e se integram perfeitamente para assegurar a melhor infraestrutura e segurança de informação possível nos dias de hoje. 

O projeto nasceu da necessidade da Secretaria Estadual de Saúde de integrar em uma rede chamada SAÚDE DIGITAL os hospitais da rede de filantrópicos do Espírito Santo.

Esta integração permitirá no futuro que a regulação de vagas tenha controle automatizado e centralizado permitindo uma melhor distribuição de pacientes nos leitos dos hospitais que atendem pelo SUS além de uma unificação das bases de dados de prontuários médicos, incluindo resultados de exames e demais informações dos pacientes que ficarão disponíveis para os médicos de toda rede pública de saúde agilizando o atendimento e reduzindo custos.

A Secretaria de Saúde concedeu então recursos financeiros através de convênio com 10 hospitais escolhidos pra iniciar o projeto. Os hospitais foram responsáveis por contratar o sistema e a infraestrutura necessária para o mesmo operar. Depois de uma seleção criteriosa, a ISH foi selecionada para criação e implementação da infraestrutura.

A rede segura protege os dados vitais do Hospital, enquanto seus profissionais cuidam da saúde das pessoas.

A ISH tem orgulho de dizer que sabe como identificar e implementar soluções de infraestrutura adequadas e seguras que atendem as necessidades específicas de gestão de um hospital.

O projeto do Hospital Evangélico envolve a infraestrutura adequada de ativos de rede, passando por armazenamento de dados, backup e segurança da informação para implementação do sistema de gestão hospitalar da MV.

Na questão de ativos de rede, os produtos instalados e configurados pela ISH incluem switches da linha Enterasys Matrix N e o software Netsight da Enterasys para automação da gestão de segurança da rede.

A arquitetura dos switches permite que o Hospital identifique, autentique e gerencie os usuários individualmente. Somente o usuário certo terá acesso a informação correta com o nível de acesso desejado e com a qualidade de serviços necessária, independente do local da rede que o mesmo esteja conectado.

Há quase cinco anos a ISH vem trabalhando junto com a MV na criação e implementação de projetos de infraestrutura e segurança de rede dentro dos hospitais que vão rodar o seu Sistema de Gestão Hospitalar.

Nós definimos, por exemplo, os mais altos padrões em termos de segurança de tecnologia porque entendemos o quanto crítica e importante é a informação que circula diariamente pela rede do Hospital.

Depois de um intenso processo de avaliação, a ISH forneceu soluções de segurança de rede que fornecem integridade de rede sobre uma infraestrutura formada por um mix de produtos de diferentes fabricantes.

Para proteger as informações pessoais de saúde dos seres humanos que buscam no Hospital Evangélico, a ISH implementou a solução de Firewall da Juniper SSG-520, e o sistema de backup BackupExec da Symantec combinado com o Antivírus EndPoint Protection da Symantec.

O Juniper SSG-520 é um firewall de alta performance que impede ataques externos e internos e previne o acesso não autorizado.

O Backup Exec 12.5 for Windows Servers da Symantec oferece uma proteção de dados contínua e a tecnologia de recuperação granular com patente pendente para aplicativos Microsoft essenciais ajudam a garantir que os dados essenciais do Hospital estejam sempre protegidos e sejam recuperados em segundos de forma eficiente.

O Symantec Endpoint Protection 11.0 combina o Symantec Antivírus com uma prevenção avançada contra ameaças, visando fornecer uma defesa inigualável contra malware para laptops, desktops e servidores. Ele integra perfeitamente tecnologias de segurança essenciais em um único agente e console de gerenciamento, o que aumenta a proteção e ajuda a reduzir o custo total de propriedade.

PRODUTOS E SERVIÇOS UTILIZADOS

Switches Enterasys Matrix 
Switches Enterasys SecureStack
Solução de backup de dados Symantec BackupExec
Solução de Firewall Juniper Família Security Services Gateway
Solução de Antivirus Symantec Endpoint Protection
Projeto e implantação de Rede Microsoft com Active Directory em servidores fornecidos pelo cliente.
Suporte de 3º nível e monitoramento remotos a partir do SOC/NOC ISH com atendimento 24 x 7 e resposta a incidentes no caso de falhas.
Implementação de Rede Wireless Aruba.