Notícias

Home office: como proteger seus dados no novo local de trabalho

 

A pandemia impactou a vida de todas as pessoas e empresas. A rotina mudou e, portanto, os tipos de ameaça também. Muitos de nós estávamos acostumados ao escritório e agora estamos lidando com o regime home office. E nesta alteração do dia a dia, surgem também novas brechas para ataques. Por isso, preparamos algumas dicas para você que precisa continuar trabalhando de maneira remota sem colocar em risco suas informações.

 

 

1) Defina um cômodo da casa para trabalhar

É importante que o cômodo que você escolher seja um local com poucas distrações, em que você possa trabalhar com tranquilidade e sem interrupções. Seu home office não pode ser, por exemplo, uma sala compartilhada do seu condomínio, onde o acesso ao que você fala com colegas em reuniões virtuais e vê em seu monitor podem ser facilmente interceptados por outras pessoas.

2) Cuide de documentos e de impressões

É muito comum quando fazemos home office termos que imprimir documentos da empresa, como contratos, propostas ou e-mails. Muitos desses papéis você precisará descartar. Nesse caso, o ideal é ter um picotador de papel à disposição. Se não for possível, guarde as impressões e deixe para descartá-las na própria empresa, quando você retornar ao trabalho no escritório.

3) Hardening – Configuracões de Segurança

Tenha certeza que o seu equipamento está seguro, com os softwares de segurança necessários. Você pode garantir uma proteção a mais com a criptografia, já que em casa há, ainda, o risco de o equipamento físico ser furtado. Além disso, atualize seu computador e seu notebook. Dessa forma, você evita que vulnerabilidades sejam a entrada para artefatos maliciosos que podem usar sua conexão com a rede corporativa para roubar dados.

Use VPN para acessar sistemas da empresa. A configuração deve barrar outros dispositivos que não o firewall da sua empresa enquanto você estiver conectado. Esse tipo de configuração é chamada de “full tunel”. A equipe de TI pode ajudar você nisso.

Se for usar seu equipamento pessoal, redobre os cuidados. Jamais aceite marcações para salvar senhas da empresa no computador pessoal.

4) Filhos

Não permita que as crianças usem o equipamento corporativo para brincar. Eles podem acabar instalando jogos que, muitas vezes, trazem malwares, ou deletando programas importantes, o que obrigaria você a retornar para a empresa para reinstalar os softwares.

5) Não compartilhe a rede sem fio

A internet wi-fi da sua casa se tornou o perímetro da sua rede corporativa. Portanto, a rede sem fio doméstica deve estar configurada com senha e criptografia. Conheça os dispositivos que estão conectados a essa rede. Verifique, por exemplo, se o seu router não está usando a senha padrão de fábrica. Assim, você elimina fragilidades que são o que cibercriminosos tanto procuram para agir.

6) Backup

Lembre-se que, se você está trabalhando exclusivamente por um notebook, os dados criados nele possivelmente não tem backup. Neste caso verifique com a TI qual é o procedimento para garantir que esses dados estão protegidos em caso de pane no equipamento.

 

 

Mantenha os dados da sua empresa seguros!

A ISH tem um conjunto de soluções para manter a infra-estrutura e os dados da sua empresa em um ambiente seguro. Qual o seu caso? Clique no botão ao lado que entramos em contato com você.

Saiba mais