Notícias

Prêmio Líder Empresarial TV Vitória

Material para subsidiar a entrevista do prêmio Líder Empresarial com Rodrigo Dessaune

Histórico

Em 1991, o jornalista, ecologista e político americano Albert Al Gore proferiu pela primeira vez o termo Information Superhighway, ao definir a internet. O assunto despertou o olhar empreendedor do estudante Rodrigo Etienne Dessaune que, pouco tempo depois, em 1996, fundou, em Vitória, no Espírito Santo, a ISH Tecnologia – acrônimo do termo cunhado por Al Gore. Na época, a internet ainda estava chegando ao Brasil e a ISH nasceu com o objetivo de levar as empresas para o meio on-line, por meio de projetos de infraestrutura e segurança da informação. A equipe liderada por Rodrigo desenvolvia basicamente serviços para grandes fabricantes de tecnologia da informação, que os subcontratavam para integrar seus projetos.

Com o passar dos anos, outros serviços foram incorporados, como o desenvolvimento de websites e, após a passagem do bug do milênio, em 2000, foi iniciada a área de integração. A cartela de clientes já ultrapassava os limites territoriais do Brasil. Surgiu, então, a necessidade de uma nova filial. O local escolhido foi a cidade de São Paulo e, com ela, em 2001, foi recrutada a primeira equipe comercial da ISH para as operações em todo o País. Gradativamente, o mercado foi fluindo e a ISH se consolidando nos mercados nacional e latino-americano.

Após o lançamento do escritório de São Paulo e a formação da primeira equipe comercial, em 2001, a ISH deu um novo passo: a consolidação de uma estrutura de monitoramento. A partir de então, além de desenvolver websites e integrar soluções, a empresa passou a monitorar o que acontecia nas redes dos clientes. “O serviço já era comum no exterior, mas recente no Brasil. E como montar estruturas e equipes internas era algo muito caro, conseguimos captar bons clientes. Com a tendência da terceirização, a área continuou em expansão e, hoje, é o carro-chefe da ISH”, destaca Rodrigo.

Em 2008, foi inaugurada a filial de Brasília para atender exclusivamente às demandas do Governo. Na mesma época, os serviços passaram a ser oferecidos no modelo gerenciado, ou seja, ao invés de vender e monitorar os sistemas, o ativo passou a ser propriedade da ISH fornecido a um valor mensal para os clientes. “A mudança possibilitou estabelecer um relacionamento de longo prazo com os clientes, pois toda a estrutura e a mão de obra especializada era nossa, agregando valor ao contrato. Hoje, esse modelo de negócio segue em alta, gerando boa receita e movimento para a ISH”, conclui Rodrigo.

Seguindo o projeto de expansão da ISH no Brasil, em 2009 foi inaugurada uma filial em Belo Horizonte (MG) e, em 2010, uma no Rio de Janeiro (RJ), ambas ofertando todos os serviços da empresa. Porém, com uma cartela de clientes recheada de empresas de grande porte instaladas em outros estados e os sócios residindo no Espírito Santo, em 2011 surgiu a necessidade de oferecer, no Estado, um serviço que atraísse investimentos de empresas de outras regiões do Brasil.

“Após uma ampla pesquisa de mercado, percebemos que o Espírito Santo não possuía um Data Center com uma verdadeira estrutura tecnológica. Apostamos nesse serviço, investimos na compra do terreno que hoje abriga a nossa matriz e construímos no local um Data Center de primeira, que atende a todos os padrões internacionais de qualidade. Ele foi inaugurado em novembro de 2012 e conta, atualmente, com sete certificados de segurança e 60 clientes”, destaca Rodrigo.

Em 2015, mesmo com a crise econômica que provocou a recessão de inúmeros empreendimentos, a ISH seguiu investindo e lançou a nova unidade de negócio ISH Labs, voltada para o desenvolvimento de softwares e hardwares adequados à legislação brasileira, em especial ao Marco Civil da Internet e à Lei Anticorrupção. A iniciativa, que surgiu da sugestão do colaborador que hoje está à frente da área, Ulysses Monteiro, é a nova aposta da empresa. “Os produtos fabricados no exterior são voltados para atender às necessidades gerais do mundo, mas o Brasil possui leis específicas que precisam ser atendidas pelos empresários brasileiros e pelos estrangeiros que desejam se instalar aqui. Por isso, estamos investindo bastante na área”, finaliza Rodrigo.

Em novembro de 2016, a ISH completa 20 anos de atividade. Abrindo as celebrações, a empresa preparou uma campanha de Marketing e Endomarketing com ações e eventos especiais previstos para todos os meses do ano. A iniciativa tem como objetivo reforçar o conceito da ISH com seus diferentes públicos, bem como agradecer a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória.
Pontos de destaque

  • A ISH completará 20 anos em novembro de 2016.
  • O Data Center da ISH é o maior privado do Espírito Santo. Seguindo um alto padrão internacional, a estrutura conta com um arsenal tecnológico que garantiu 100% disponibilidade desde o lançamento, em 2012.
  • A ISH lançou recentemente o ISH Labs, nova unidade de negócio voltada para a inovação, com a produção de softwares e hardwares.
  • O Security Network Operation Center (SNOC) da ISH é o único do Espírito Santo e um dos poucos do país a possuir a combinação das ISOs 9001, 20000 e 27001.

Mantenha os dados da sua empresa seguros!

A ISH tem um conjunto de soluções para manter a infra-estrutura e os dados da sua empresa em um ambiente seguro. Qual o seu caso? Clique no botão ao lado que entramos em contato com você.

Saiba mais