Notícias

Suas estruturas de TI estão alinhadas ao seu negócio?

Uma recente notícia divulgada em renomados portais de tecnologia chamou a atenção de estudantes, profissionais e executivos da área de Tecnologia da Informação (TI) de todo o mundo. A chamada “Funcionário deleta empresa inteira com um clique” alarmou sobre os riscos das falhas quando o assunto é a segurança de uma estrutura de TI. A publicação destacou ainda que a tal empresa hospedava mais de 1,5 mil sites de clientes, que também acabaram sendo deletados. Dias depois, porém, a informação caiu por terra. Tratava-se de uma estratégia de Marketing – excelente, diga-se de passagem – para promover a pequena empresa do próprio autor do “apagão”.

Fato é que, mesmo sendo uma espécie de viral, a iniciativa levantou uma antiga e importante discussão, ainda deixada de lado no meio corporativo: você está investindo adequadamente em suas estruturas de TI? Vale ressaltar que, quando falamos em investimento em tecnologia, estamos falando de valores altos e que nunca cessam. Afinal, ao mesmo passo em que a internet avança, tais estruturas ficam defasadas. Mas superiores a esses valores podem ser os prejuízos de ter todo o funcionamento de computadores, sistemas, redes, sites, aplicativos, backups etc. paralisado por minutos, horas ou dias, arriscando a sobrevivência da empresa.

O prejuízo pode ser ainda maior se afetar terceiros. Explico: assim como no falso caso do funcionário que deletou a empresa e, com ela, os sites de milhares de clientes, um apagão ou um ataque hacker podem atrapalhar diretamente quem utiliza os serviços da corporação. Este ano, uma grande rede de hotéis com unidades em diversos países foi atacada por um vírus de computador que roubou dados de cartões de crédito de clientes. Além da perda financeira e do aborrecimento dos consumidores, houve ainda um prejuízo incalculável para a imagem do empreendimento.

Por isso, as perguntas que faço aos empresários, sejam eles de empresas de pequeno porte, sejam de multinacionais, são: a sua infraestrutura está suportando o seu negócio? Está respondendo em tempo hábil? É segura o suficiente ou está sofrendo “apagões” e ataques? Se a resposta para um desses questionamentos foi “não”, é preciso rever o modelo de gestão de TI. Nesse sentido, uma das opções mais indicadas, inclusive por consultorias renomadas mundialmente, é a terceirização do Data Center, modelo já consagrado no exterior e que vem se consolidando também em terras brasileiras.

Tal serviço – quando realizado por empresas sérias, competentes e de qualidade, vale ressaltar – garantem flexibilidade, redução de custos, agilidade, disponibilidade, segurança e escalabilidade para as corporações, que passam a unir seus esforços em seu negócio-fim, deixando toda a parte operacional para a empresa contratada. Em outras palavras, é a solução ideal para as organizações que não querem ser protagonistas de uma matéria negativa em portais de tecnologia, fazer parte das estatísticas de ataques hackers, provocar prejuízos para os clientes, ter sua imagem corporativa danificada ou, até mesmo, ir à falência.

Mantenha os dados da sua empresa seguros!

A ISH tem um conjunto de soluções para manter a infra-estrutura e os dados da sua empresa em um ambiente seguro. Qual o seu caso? Clique no botão ao lado que entramos em contato com você.

Saiba mais