Notícias

ISH Tecnologia conquista certificação CertiGov

 

O selo é resultado da dedicação da empresa na implementação de um sistema de integridade, que rege suas relações com clientes, parceiros e fornecedores

 

 

 ISH Tecnologia, empresa líder nos segmentos de cibersegurança, infraestrutura crítica e nuvens blindadas, acaba de conquistar a certificação CertiGov, na categoria prata, que comprova a integridade da empresa em seus processos, política e cultura ética. Com o certificado, a ISH fortalece sua atuação aderindo aos pilares da Lei Anticorrupção (12.846/2013), aumenta a segurança de sua cadeia de atuação para vendas ao governo e se antecipa à demanda crescente do mercado por práticas de compliance em relação aos fornecedores dos setores público e privado.

As empresas que conquistam o CertiGov demonstram seu posicionamento contra a corrupção e contra o suborno, tendo isso disseminado em suas estruturas junto aos colaboradores, com a implantação de boas práticas para reduzir os riscos de envolvimento em ações suspeitas ou ilícitas. O processo de certificação da ISH Tecnologia levou quatro meses e incluiu uma investigação minuciosa dos sócios, executivos e de documentos, com avaliação detalhada dos processos e riscos, bem como da aderência a rigorosos padrões de integridade e de treinamentos.

“Nossos negócios vêm crescendo ano a ano e temos importantes parcerias com empresas americanas, europeias e nacionais que, em função das recorrentes crises econômicas e políticas, têm exigido a adesão de seus fornecedores e parceiros à rígidas políticas de compliance. Por esta razão, elaboramos e começamos a disseminar nossa política de ética e conformidade em 2013 e, por sua seriedade e coerência com as demandas atuais, pudemos nos inscrever para obter a certificação CertiGov agora”, explica Rodrigo Dessaune, CEO da ISH Tecnologia.

Segundo o CEO, o processo para certificação CertiGov também contribuiu, por consequência, para o aperfeiçoamento da política e das práticas da ISH para atender com maior excelência às instituições governamentais, nas esferas municipal, estadual e federal. “Este selo é uma conquista muito relevante por ampliar a transparência nas nossas negociações e garantir eficiência nas vendas para o Governo, com menor risco de nos envolver, por equívoco, em quaisquer situações de fraude ou corrupção”, comemora Dessaune.

A ISH Tecnologia se destacou na adequação a todas as exigências do selo CertiGov. A certificação se baseia nos requisitos da Lei Anticorrupção brasileira (Lei 12.846/2014), da norma ISO 37.001, da Foreign Corruption Pratics Acts (FCPA, a lei norte-americana anticorrupção no exterior), do United Kingdom Bribery Act  (a versão do Reino Unido) e na Convenção da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de combate à corrupção.

“O CertiGov é um selo importante não só para a ISH Tecnologia, mas também para todos os seus fornecedores, parceiros, clientes, inclusive o próprio governo, e outros que fazem parte de seus relacionamentos no negócio. Ele traz mais segurança e reduz riscos nas transações”, afirma Pamela Ariane Silva, diretora da Paseli Consulting, consultoria que avalia e concede o certificado.

Foco em ética e compliance levaram à conquista do selo CertiGov

Para obter a certificação CertiGov é preciso preencher uma série de requisitos que comprovam a seriedade, integridade e transparência da empresa em suas relações com o mercado. Entre os critérios avaliados estão a existência de uma política de ética e compliance publicada e comunicada internamente, com definição das consequências por seu não cumprimento; existência de uma equipe específica de governança e compliance e de uma área para receber e tratar eventuais denúncias com confidencialidade; além de manter uma comunicação clara e objetiva ao mercado (clientes, parceiros, fornecedores e outros públicos externos), entre outros.

“Nós somos parceiros de importantes fabricantes nacionais e internacionais de tecnologia, como HPE/Aruba, por exemplo, e já faz algum tempo que compreendemos ser fundamental desenvolver e divulgar uma política consistente de condutas éticas e de compromisso com a legislação nacional e internacional que trata do tema Integridade. Por isto, começamos a desenvolver nosso código de conduta e de ética em 2013 e apresentamos a primeira versão aos nossos colaboradores em julho de 2014, promovendo sua constante atualização e aperfeiçoamento”, detalha Everson Teixeira Moreira, assessor Jurídico e de Compliance da ISH Tecnologia.

Em 2015, a ISH decidiu contratar uma consultoria especializada – a Eticca Compliance, que auxiliou no aperfeiçoamento de seus códigos de conduta e ética, com identificação de riscos nos processos empresariais e nos contratos com governo, assim como no desenvolvimento de novas ferramentas para treinamento e comunicação das políticas de ética e compliance. “Dois anos depois (julho de 2017), nós colocamos no ar nossa plataforma digital, na qual os funcionários podem estudar os conteúdos, tirar dúvidas, notificar desvios de conduta e enviar sugestões de melhorias, bem como realizar treinamentos e provas para se tornarem certificados”, comenta Moreira.

Hoje, os profissionais da ISH têm três canais diretos de acesso à alta direção da empresa para conversar sobre as políticas de ética e compliance: um canal 0800 exclusivo; um formulário disponível na intranet e a plataforma digital. Além disso, a empresa passa por auditorias e revisões periódicas dos códigos e de suas práticas corporativas, realizada pela Eticca Compliance, consultoria externa especializada.

“Possuímos também um Comitê de Conduta e Ética, com representantes das áreas jurídica e de compliance, de recursos humanos, financeira e da consultoria terceirizada para garantir a validação constante e a isonomia de todos os nossos processos de negócios”, completa o CEO da ISH Tecnologia. De acordo com ele, atualmente todos os talentos contratados pelo RH conhecem de imediato as políticas e práticas éticas da empresa e todos os colaboradores foram recertificados recentemente (julho de 2019) devido à adequação das regras internas da companhia às exigências do Decreto 8.420/2015 que regulamentou a Lei Anticorrupção Brasileira (Lei 12.846/2013).

 

Clique aqui e veja a matéria na íntegra.

 

Mantenha os dados da sua empresa seguros!

A ISH tem um conjunto de soluções para manter a infra-estrutura e os dados da sua empresa em um ambiente seguro. Qual o seu caso? Clique no botão ao lado que entramos em contato com você.

Saiba mais