Código aberto: Entenda se a sua estratégia pode comprometer a segurança de software nas indústrias 

O código aberto tem se tornado cada vez mais popular nas indústrias de tecnologia. Isso porque essa abordagem é vista como uma maneira de acelerar o desenvolvimento de aplicativos, ao permitir que desenvolvedores trabalhem em conjunto para criar soluções inovadoras.  

No entanto, apesar dos seus pontos positivos, o uso crescente do código aberto tem contribuído para o aumento de vulnerabilidades de alto risco em aplicativos. 

Mas, essa abordagem tem suas desvantagens. De acordo um relatório deste ano, 84% das bases de código possuem ao menos uma vulnerabilidade de código aberto conhecida. Isso representa um aumento de quase 4% em relação ao ano anterior. 

A seguir, vamos explicar o que é o código aberto e como a estratégia pode afetar a segurança de software nas indústrias. Confira!  

O que é código aberto? 

Também conhecido como open source, em inglês, refere-se a softwares cujo código fonte é disponibilizado publicamente e pode ser acessado, modificado e distribuído por qualquer pessoa, sem restrições de uso.  

A filosofia por trás do open source é baseada na colaboração e no compartilhamento de conhecimento e recursos. Dessa forma, contrasta com a abordagem proprietária, onde o código fonte é mantido em sigilo e restrito aos desenvolvedores e proprietários do software. 

Os projetos de código aberto são geralmente desenvolvidos e mantidos por comunidades de desenvolvedores voluntários e empresas, que trabalham juntos para criar soluções de software seguras e de alta qualidade. 

Alguns exemplos de softwares de código aberto populares incluem o sistema operacional Linux, o navegador Mozilla Firefox, o banco de dados MySQL e a plataforma de desenvolvimento web Node.js.  

Como o código aberto pode afetar a segurança de software nas indústrias? 

A metodologia de desenvolvimento de software de código aberto é geralmente menos formal do que o processo usado em empresas que desenvolvem software proprietário.  

Isso significa que há menos garantias de segurança, como a revisão de código por pares, testes de segurança automatizados e auditorias de segurança independentes. 

Sendo assim, embora o código aberto ofereça muitos benefícios, também apresenta alguns perigos.  

Um dos riscos é a possibilidade de exploração de vulnerabilidades conhecidas. Como o código-fonte é acessível a todos, os hackers podem identificar e explorar vulnerabilidades conhecidas em sistemas desatualizados.  

Além disso, se uma organização usar software de código aberto sem uma revisão adequada, pode acabar incorporando componentes com falhas de segurança ou backdoors inadvertidamente.  

Como evitar que isso aconteça? 

Existem várias medidas que as empresas podem adotar para mitigar os riscos de segurança associados ao uso de software de código aberto.  

Veja, a seguir, quais são as principais ações que podem ser implementadas: 

Realizar análises de segurança regularmente 

É importante que as empresas realizem análises regulares de segurança em seus aplicativos de código aberto para identificar e corrigir possíveis vulnerabilidades.  

Isso pode ser feito por meio de testes de penetração, análise de código fonte e outras técnicas de avaliação de segurança. 

Monitorar as bibliotecas de terceiros 

As empresas devem monitorar cuidadosamente as bibliotecas de terceiros que são usadas em seus aplicativos de código aberto. 

Além disso, deve-se garantir que elas sejam atualizadas regularmente com patches de segurança. 

Implementar boas práticas de segurança de software 

Recomenda-se que as empresas implementem boas práticas de segurança de software. 

A criptografia de dados, a autenticação forte de usuários, a validação de entrada de dados e a aplicação de patches de segurança são exemplos disso. 

Realizar auditorias de segurança independentes 

Os desenvolvedores também podem contratar empresas de segurança independentes para realizar auditorias regulares de segurança em seus aplicativos de código aberto. 

Caso a sua indústria utilize os códigos abertos para o desenvolvimento de aplicativos e precise de mais informações sobre como se proteger e evitar ataques cibernéticos, entre em contato com o time de especialistas da ISH. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas e apresentar as melhores soluções de cibersegurança do mercado!