A procura por cobertura de seguros para risco cibernético aumentou quase 100% no Brasil, especialmente em função do aumento e da virulência dos ataques, principalmente de sequestros de sistemas com pedidos de resgate para recuperação, o Ransomware.
O risco cibernético compõe a lista dos dez maiores riscos globais no curto e no médio prazos para empresas de todos segmentos e portes, segundo relatório anual do Fórum Econômico Mundial, encabeçando o ranking de preocupações de C-level.
Com esse cenário, que engloba diversos regulamentos e operações, a aplicação de GRC e IRM se tornam ainda mais cruciais.
Ao integrar organização e estratégias de gerenciamento de conformidade juntamente com o gerenciamento de riscos, as organizações podem identificar e tratar vulnerabilidades em tempo real, o que é fundamental para garantir a continuidade dos negócios e a confiança do cliente.
Mas, afinal, o que são esses conceitos? E por que você deve aplicá-los na sua empresa? Leia e saiba mais!
O que é GRC?
O GRC (Governança, Risco e Conformidade) é uma abordagem integrada e que visa alinhar a governança, o gerenciamento de riscos e a conformidade de forma a alcançar os objetivos estratégicos da organização de maneira eficiente e eficaz. Isso envolve a adoção de processos e tecnologias para integrar áreas e fornecer informações importantes para a tomada de decisões.
Governança refere-se ao conjunto de processos, princípios, valores e práticas que determinam a forma como uma organização é dirigida, administrada e controlada. Ela envolve a definição de objetivos, a tomada de decisões, a gestão de recursos e o monitoramento dos resultados.
Risco, por sua vez, refere-se à possibilidade de perda financeira, dano à reputação, problemas legais ou outros impactos negativos decorrentes de eventos imprevistos ou incertos. O gerenciamento de riscos visa identificar, avaliar, tratar e monitorar essas ameaças.
Já a conformidade refere-se ao cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis, como a LGPD, bem como com as normas e padrões internos da organização. Isso inclui a obediência às leis trabalhistas, fiscais, ambientais, de privacidade de dados, entre outras.
O que é IRM?
IRM (Integrated Risk Management), ou Gerenciamento Integrado de Riscos, é uma abordagem estratégica para administrar riscos, e envolve a integração de várias atividades em uma única solução, incluindo a identificação, avaliação, tratamento e monitoramento de ameaças.
Sua gestão holística considera todos os tipos de situações que uma organização pode enfrentar, incluindo riscos financeiros, operacionais, de reputação, de conformidade e de segurança. O IRM prepara a organização para enfrentar uma ampla gama de ameaças, tornando-a capaz de responder de maneira eficaz a eventos inesperados.
Seu objetivo inclui melhorar a resiliência e capacidade de adaptação de um negócio, permitindo que sejam mais ágeis e flexíveis em um ambiente que está em constante mudança.
Por que utilizar GRC e IRM na minha empresa?
Um dos aspectos que sua empresa precisa estar atenta é como ela se estruturou e se organizou para tratar a segurança da informação. Como seu processo de GRC ou IRM funciona? Há um caminho seguro e eficiente?
Veja a seguir:
Manter-se em conformidade com as leis
Se a sua organização precisa estar em conformidade com leis e regulamentos, contar com soluções de GRC e IRM podem ajudar a manter as suas informações seguras e em conformidade com as leis.
As soluções de GRC contribuem para o monitoramento e o cumprimento de vários requisitos regulatórios, como leis fiscais, trabalhistas e ambientais, enquanto as soluções de IRM ajudam a proteger informações críticas e garantir que as políticas de privacidade e proteção de dados estejam de acordo com as regulamentações aplicáveis.
Simplificar os processos de gerenciamento de riscos
As soluções de GRC e IRM podem ser grandes aliadas para as empresas que possuem processos de gerenciamento de riscos complexos e que exigem coordenação entre várias áreas.
Juntas, as soluções podem padronizar as práticas, automatizar os processos, incentivar a colaboração e fornecer uma visão mais completa dos riscos enfrentados pela empresa, proporcionando um gerenciamento de riscos mais eficiente.
Amadurecer a cultura de gerenciamento de riscos na empresa
O GRC e o IRM podem contribuir significativamente para o amadurecimento da cultura de gerenciamento de riscos nas empresas.
Ambas as soluções fornecem informações valiosas sobre os riscos e ajudam a aumentar a conscientização em todos os níveis da organização, desde a equipe executiva até os funcionários de linha de frente. Com isso, as empresas podem tomar medidas preventivas e mitigar os riscos, além de promover uma cultura de segurança e responsabilidade.
As soluções de GRC e IRM também permitem que as empresas tenham uma estrutura para monitorar e avaliar constantemente as práticas de gerenciamento de riscos, promovendo uma melhoria contínua dessas práticas na organização.
Para saber mais sobre como as soluções de GRC e IRM podem ajudar a sua empresa no gerenciamento de riscos, entre em contato com o time de especialistas da ISH!