7 razões para pagar pelo antivírus e abandonar as versões gratuitas - ISH Tecnologia

7 razões para pagar pelo antivírus e abandonar as versões gratuitas

As versões de softwares antivírus estão ganhando recursos de proteção cada vez mais abrangentes, voltados para sistemas operacionais como Windows 10 e MacOS. Com isso, cresce a linha de pensamento de que pagar por um serviço antivírus não é mais uma necessidade. No entanto, a decisão não pode partir dos recursos que uma versão gratuita oferece, e sim de como uma pessoa interage com o mundo online, e o quanto ela tem a perder caso tenha o computador invadido.

Por isso, decidimos listar algumas das principais vantagens de pagar por um antivírus.

Mais recursos

Talvez esse seja o argumento mais importante. As ameaças de fraudadores online e hackers hoje vão muito além dos vírus e malwares. Ao contrário da maioria dos softwares antivírus gratuitos, as soluções pagas tendem a oferecer um conjunto completo de ferramentas e recursos em um pacote, com uma gama muito mais ampla de proteção. Esses complementos geralmente incluem anti-phishing, VPN, anti-ransonware, segurança bancária on-line e gerenciadores de senhas. Há programas para cada uma dessas funções, mas tê-las todas empacotadas em uma mesma plataforma facilita o gerenciamento da segurança.

Suporte de plantão

Se você tiver um problema com uma solução gratuita, estará à mercê de páginas FAQ ou de fóruns de usuários para encontrar uma solução. Isso porque o antivírus gratuito raramente inclui suporte técnico ou telefônico, enquanto nas opções pagas esse atendimento é padrão. Em uma situação em que você é vítima de um ataque de ransomware, o atraso na resposta pode ser desastroso. Esse risco cai consideravelmente se houver um time de suporte à disposição.

Melhor cobertura para empresas

Garantir a segurança do notebook pessoal, usado para Netflix e redes sociais, é bem diferente de proteger a máquina utilizada para trabalho e negócios. As ameaças e necessidades são diferentes para cada caso. Portanto, se você estiver administrando uma empresa, não importa que tamanho ela tenha, em que há mais de um computador sendo usado ​para tratar de negócios, é preciso considerar níveis variados de segurança. E só a versão paga de um antivírus terá a abrangência necessária para um sistema de proteção eficiente.

Gerência

O antivírus pago vai entregar uma gestão centralizada de todos os dispositivos da empresa, incluindo servidores, estações de trabalho e dispositivos móveis, como os celulares e tablets. Isso dá uma visibilidade do cenário de risco da companhia, o que dá velocidade às ações, caso necessário. Enquanto o programa gratuito é pontual, projetado para a máquina pessoal que você tem em casa, sem um dashboard completo para TI da empresa fazer a gestão da proteção.

Proteção de e-mail

O e-mail continua sendo um dos caminhos preferidos por fraudadores que querem roubar dados usando vírus e trojans. Basta um clique acidental em uma imagem ou em links aparentemente inofensivos. Os antivírus premium vão digitalizar automaticamente mensagens e anexos recebidos, alertando-o sobre arquivos suspeitos e potenciais ameaças.

Mais eficiência

O software antivírus costumava ter má reputação (aliás, merecida) por ocupar recursos demais das máquinas em que operavam. Hoje, soluções premium têm um impacto muito menor no sistema, rodando em segundo plano com o mínimo de atração no desempenho do computador. E geralmente são muito mais eficientes do que as alternativas gratuitas.

Proteção para a família

A internet, infelizmente, não é um lugar que as crianças sozinhas podem explorar com segurança. Para isso, os programas antivírus geralmente têm algum tipo de funcionalidade de controle parental no software. A versão paga provavelmente irá fornecer uma licença para executar o programa em várias máquinas, ao contrário de alternativas gratuitas, o que significa que você poderá proteger os computadores de toda a família com apenas um pagamento.

Por: Leonardo Camata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *