SOC como serviço: olhos abertos 24×7 nos negócios, paz de espírito para as empresas

O centro de operações de segurança como serviço (SOCaaS), ou SOC como serviço, está ganhando força. O motivo é a abordagem que faz de alguns dos principais desafios enfrentados pela maioria das empresas, ao mesmo tempo em que busca atender a outros objetivos, a exemplo do financeiro, de segurança e conformidade, entre outros benefícios alcançados pelo SOC.

Essencialmente, o termo SOCaaS se refere a um tipo de serviço de segurança gerenciado (MSS) baseado em nuvem, construído em uma plataforma de software como serviço (SaaS) com a capacidade de atender a vários clientes ao mesmo tempo de forma paralela.

O SOC como serviço vai além do MSS, com ofertas de provedores de serviços de segurança gerenciados tradicionais (MSSPs). Ele reúne soluções de monitoramento, detecção, resposta a incidentes (MDR), análise de vulnerabilidades e teste de intrusão.

Assim como o MSS, o SOCaaS inclui todo o monitoramento e gerenciamento de firewalls, sistemas antivírus e antispam, redes virtuais privadas (VPNs), proteção de endpoint (EPP) e detecção e resposta de endpoint (EDR).

Além disso, o SOCaaS fornece acesso a uma equipe de analistas para resolver todos os alertas, identificar e analisar indicadores de comprometimento, analisar e responder a ataques para minimizar o impacto dos incidentes de segurança, fornecendo assistência na otimização dos recursos de proteção, detecção e resposta de uma organização por meio de avaliação e relatórios contínuos, incluindo orientação sobre estratégias e políticas de segurança.

Por essa capacidade é que o SOCaaS é considerado uma evolução de MSS e MDR. Embora o termo SOCaaS seja mais atual, as organizações há mais tempo no mercado ainda oferecem soluções que atendem à definição de SOC como serviço dentro das ofertas de MDR.

Então, é importante lembrar que as organizações devem se concentrar nos benefícios das soluções que atendem à definição de SOC, em vez de se preocuparem se esses serviços são chamados de SOCaaS ou não.

O termo SOCaaS está ganhando popularidade em um cenário de ameaças que exige das empresas uma detecção abrangente e uma capacidade de resposta que vai além das fronteiras do ambiente corporativo. E deve se tornar o termo dominante em meio às organizações que procuram a melhor gestão de segurança do negócio.

SOC é sinônimo de paz de espírito?

A superfície de ataque da maioria das empresas expandiu. E deve crescer ainda mais com forças de trabalho se tornando cada vez mais remotas, em que as pessoas acessam aplicativos, sistemas, serviços e dados da rede corporativa de todos os lugares, graças à nuvem. Essa tendência se traduz em oportunidade para criminosos cibernéticos.

As empresas investiram em ferramentas de monitoramento para manter a proteção de dados em dia. No entanto, para muitas delas, alertas de segurança gerados diariamente se empilham, criando uma avalanche de dados que não são analisados.

O SOC como Serviço resolve o gap. E também oferece uma solução para outros desafios críticos nas empresas, entre eles:

  • A necessidade de expandir o monitoramento de segurança para incluir dispositivos de nuvem, tecnologia operacional (OT) e Internet das coisas (IoT);
  • Muitas empresas fazem aquisição de tecnologias de prevenção convictas de que as ferramentas são suficientes, esquecendo que é preciso junto com a aquisição dos novos recursos, coordenar treinamentos, implantar políticas de uso e definir metas a serem alcançadas;
  • Encontrar, treinar e reter profissionais de segurança experientes tornou-se um grande obstáculo para empresas de todos os tamanhos;
  • Dificuldade no entendimento a respeito dos procedimentos do dia a dia operacional;
  • Construir seu próprio Centro de Operações de Segurança custa caro;
  • A necessidade de gerar mais valor a partir dos recursos aplicados em segurança, para que toda a liderança consiga visualizar que o custo de não investir em proteção pode ser muito mais alto;
  • Gastar energia com o risco do negócio em vez da operação;
  • É preciso obedecer às leis específicas de proteção de dados.

Um SOCaaS analisa o risco a que a empresa está exposta e, a partir daí, elabora a estratégia de resposta mais apropriada. O conhecimento da equipe de Inteligência de Ameaças, que pesquisa e coleta informações de modo contínuo, se soma ao aprendizado da Inteligência Artificial (IA). O resultado é um Serviço de Detecção e Resposta (MDR) que elimina a fadiga de alertas e falsos positivos, e promove uma resposta mais rápida, específica para a realidade da organização.

Tríade de segurança

A base do trabalho de um SOCaas precisa ser o que chamamos de tríade de segurança: pessoas, processos e produtos. Um conjunto de talentos, tecnologia e experiência em proteger, para que as empresas tenham uma arquitetura de segurança que segue as práticas mais conceituadas de mercado. Assim, um SOC nesse formato é capaz de atender qualquer organização, independentemente da estrutura de segurança que tenha, e da complexidade e da maturidade do ambiente. Monitora as diversas tecnologias existentes, de forma holística e sem fronteiras, e age em qualquer superfície.

A tríade de segurança alcança as seguintes estruturas das empresas:

Nuvem – visibilidade no ambiente de nuvem, em todas as principais plataformas utilizadas pelo mercado;

Rede – monitoramento capaz de alcançar as diferentes arquiteturas de rede das empresas;

Sistemas – busca constantemente alertas em todos os múltiplos sistemas operacionais;

Aplicações – a variedade de aplicações de negócios hoje é enorme; o SOCaaS verifica todas elas;

Dispositivos – a gama de dispositivos finais é cada vez maior, como estações de trabalho, smartphones, tablets e servidores; o SOC analisa cada uma, sem fronteiras.

As ofertas de SOC como serviço atendem a desafios cruciais da era digital. Por isso, precisam estar em qualquer estratégia de segurança cibernética madura.