Oferta de iPhone grátis? Separamos algumas das iscas clássicas de phishing na Black Friday - ISH Tecnologia

Oferta de iPhone grátis? Separamos algumas das iscas clássicas de phishing na Black Friday

As pessoas esperam a Black Friday porque é a chance de comprar coisas caras a um custo muito menor. E os cibercriminosos sabem disso. Por isso é que ataques por meio de phishing ainda funcionam nesta época de descontos.

Mas há iscas de Black Friday que insistem em aparecer, e em fazer vítimas. Separamos algumas das mais recorrentes.

1. Cartões-presente gratuitos

A promessa é que o consumidor irá ganhar cartões de presente gratuitos de marcas caras se preencher os formulários de registro, postado em um site falso.

O usuário recebe um documento de cadastro para preencher. Mas, o documento é malicioso e contém um arquivo que executa um malware que rouba informações como senhas e credenciais online

2. Oferta de iPhone grátis

O consumidor recebe um e-mail falso da Apple, com um link para que ele participe de um sorteio da Black Friday e concorra a um iPhone grátis. O usuário precisa inserir suas informações de identificação pessoal no formulário falso. 

É comum surgirem novas campanhas de phishing na Black Friday, oferecendo o modelo mais recente do mercado. Uma variação desse ataque inclui campanhas com outras marcas conhecidas no mercado, como a Samsung.

3. Desconto de 60% em laptops

Os cibercriminosos usam sites falsos de lojas conhecidas no mercado para atrair as pessoas com ótimos preços em produtos eletrônicos caros, como laptops. 

Para ter acesso a uma dessas ofertas incríveis, os usuários são obrigados a fornecer uma grande quantidade de informações pessoais, inclusive as do cartão de crédito. 

Em alguns casos, o golpista envia e-mails com um número de pedido de confirmação de compra falso, para que o usuário não desconfie de que foi enganado.

4. Bolsas Michael Kors com 80%

Usuárias recebem um e-mail de phishing, com um link anunciando o desconto nas bolsas. Ao clicarem, são levadas para um site falso do Michael Kors, onde encontraram preços irresistíveis. A compra é efetivada, mas tudo não passa de um golpe.

Fique atento: os golpes não se limitam à Black Friday.

Os golpes de Phishing também ocorrem na Cyber ​​Monday, segunda-feira dedicada às promoções de eletrônicos e dispositivos de informática. À medida que o período de festas de final de ano se aproxima, os cibercriminosos permanecem ativos. 

Produzimos um vídeo com dicas que podem ajudar você a fazer uma compra mais segura neste período de final de ano.

Assista 5 dicas para evitar golpes cibernéticos nesta época:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *