Durante anos, os serviços de proteção de dados e recuperação de desastres passaram por uma revolução. Esse ritmo acelerado de inovação resultou em muitas opções para o usuário final que quer operar os negócios sem interrupções, de maneira segura.
As soluções mais recentes tornam a proteção de dados fácil e a Recuperação de Desastres (DR) rápida, confiável e eficiente. A preocupação deve ser sempre simplificar essas operações. Afinal, complexidade para soluções de restore é ruim. O gerenciamento se torna difícil para qualquer empresa.
E por que eu deveria me preocupar com isso?
Todos os dias, produzimos um volume imenso de informações. Com a geração de dados cada vez maior, os prazos de retenção também cresceram. Com isso, guardar as informações somente em um lugar se tornou algo impensável, já que minimiza as possibilidades de recuperação em caso de desastre ou roubo de dados.
O custo médio por hora parada nas empresas pode chegar a um montante de 250 mil dólares, segundo dados de 2019 da IDC. O mesmo estudo mostrou que 50% das empresas acreditam que a disponibilidade das informações é um requisito de negócio e a demanda por disponibilidade continua subindo.
Além disso, a interrupção do negócio causa outro tipo de dano, os intangíveis. Hoje reputação é tão importante quanto o lucro da empresa. A perda de confiança por parte do cliente, que não acredita mais que a companhia é resiliente, pode ser devastadora para os negócios, especialmente os online. Por isso apesar de subjetivos, a imagem e a reputação da marca são valores de difícil reconstrução.
Da mesma forma, se o sistema de backup e DR não funcionar adequadamente para cobrir um problema, a empresa irá perder em vantagem competitiva.
As limitações que as empresas geralmente precisam administrar no que diz respeito à recuperação de desastres são algumas. Entre as principais, orçamento insuficiente, defasagem tecnológica e falta de pessoal qualificado para operar a solução. Há ainda a questão da migração dos dados. Para um especialista fazer o DR de uma empresa, é preciso que os dados estejam sincronizados em datacenters distintos. Dependendo do volume de informações, torna-se muito complicado fazer a sincronização devido ao custo de telecom.
Como escolher a melhor solução?
Antes de escolher uma solução de backup, é importante que a empresa leve em consideração alguns pontos do que está sendo ofertado. Antes de tudo, a solução precisa ser simples. Tem que ser software porque isso garante um custo menor e garante a empresa a flexibilidade de utilizar o hardware que estiver disponível, seja ele novo ou usado.
Também deve ter o RTO, ou Recovery Time Objective, baixo. O RTO está relacionado ao período máximo de tempo que o sistema levará para voltar a operar após uma parada. Isso inclui download dos dados, reinstalações, entre outros fatores. Por que isso é importante? Nenhuma companhia quer perder 12 horas de atividade para fazer um restore, nem 24 horas para recuperar o ambiente quando for colocá-lo no ar.
Portanto, seja qual for a área de atuação, soluções de backup e DR trazem incontáveis vantagens competitivas para a empresa. Se quiser entender melhor como o serviço de Cloud Security pode servir para você, procure mais informações.
Por Leonardo Camata